quinta-feira, 29 de novembro de 2012

A MANGA DA GRATIDÃO

A manga da gratidão
(Uma pequena crônica)

Veja uma mangueira bem alta, restam algumas mangas bem lá no alto. São daquelas mangas que você adora. Que se lambuza, em um voo lúdico, pueril, como se você estivesse pousada sobre uma pipa de papel de cores de folhas de mangas. Você voa, quer apanhar as mangas com suas próprias mãos, mas agora que já é adulta, percebe o ridículo de sua imaginação, olha por um lado e depois para o outro e suspira aliviada:

- Que bom, não há ninguém me olhando ou escutando meus pensamentos! Até dá um risinho para si mesma.

Mas você está muito desejosa daquela preciosidade, tem certeza: esta fruta vai lhe trazer um momento sublime, ah! Que delícia era subir na mangueira – e se lembra! Então você atira uma pedra com todo a sua força, mas a pedra não chega, a fruta está muito alta para ser atingida por sua força motora, no entanto, acaba por derrubar algumas frutas que estão abaixo, elas estão até feridas por outras pedras, que antes, alguém lhes jogou.

Você reflete: “O nível destas mangas que sempre algumas pedras as acertam são mais baixo, são acessíveis às forças motoras de níveis fracos.”

Se você se colocasse ao nível dessas mangas de baixo, por talvez estar recebendo algumas pedradas na vida, perceberia que somente estão sendo acertadas, pela razão de seu nível espiritual estar concernente às forças motoras daqueles que lhes estão perturbando.

E então, que tal sair deste nível de levar pedradas a todo tempo, venha, você pode, você consegue, é só uma questão de abrir seu coração e dizer: Sim, meu Deus, permite-me sentir gratidão por tudo! E poderá com isso, ser puxada por uma força benigna, para outro nível, aonde às forças das forças motoras às pedras, jamais farão que cheguem!

"Só não somos perfeitos, por que ignoramos a perfectibilidade da obra de Deus... Não é difícil vê-Lo e senti-Lo: Ele está em toda parte, até Lhe sorri, quando você atentamente olha para uma flor!"

6 comentários:

  1. Lindo o final de sua crônica, parece ter feito para minha pessoa nesse momento...Sinto-me levando pedradas da vida em meu imaginário. Tem dias que estou cá em baixo, ora estou lá em cima...Belíssimo texto para que possamos abrir as nossas mentes e confiar no Divino, que com seu amor tudo pode, tudo muda. Tem dias que fica muito difícil a nossa postura e fugimos para o alto e esquecemos das duras pedradas...Parabéns por sua alto estima...bjS - Izilda J.M. Alves

    ResponderExcluir
  2. Deus está em tudo e em todos..basta senti-lo---belissima cronica poeta, sempre a escrever escritos profundos...

    ResponderExcluir
  3. Um dia, quem sabe, conseguirei desvendar os caminhos que triham os poetas ! Os caminhos mágicos.. e então.. entenderei o que farei com minha vara de condão !! Parabéns meu querido.. Você é SENSACIONAL ! Belísima crônica ! Muita luz em seu caminha, continue a trilhar ! Sempre e sempre ! beijos da sua amiga ROSANA DUARTE !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bela e verdadeira tua crônica! Isto é sabedoria.
      A Gratidâo é um dos mais belos e altos sentimentos. Devemos sentí-la por tantas coisas que recebemos todos os dias.
      Parabéns por teus escritos.Sempre muito belos.
      Beijo. Arlete.

      Excluir
  4. Que linda crônica Maravilhosa ...me identifiquei muito...com muita sabedoria ...mas fazer isso com perfeição só vc mesmo...pra isso é preciso sentir...e só só vc sabe...com muito amor,Beijos de quem te ama muito... <3

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde, Zé. Muito interessante a sua crônica e precisei passar aqui hoje a fim de lê-la.
    Muitas vezes somos alvos das pedradas porque nos permitimos a isso, por medo, por não saber o que fazer, por não confiarmos em Deus, na Sua sabedoria, amor e misericórdia.
    Se o nosso coração serenizasse, nossa alma mais feliz seria.
    Tenha uma semana de muita paz.

    ResponderExcluir

A fé de uma pessoa está relacionada com aquilo que ela mais precisa, pois em caso contrário, ela não precisaria de nada.

ZéReys.